sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Classificação das Plantas

Segue abaixo o link para aula virtual dos diversos grupos das plantas:


A partir da sequência de informações de cada grupo das plantas, destaque:
A) As semelhanças entre cada grupo;
B) As diferenças entre cada grupo;
C) A relacão existente entre as novidades evolutivas de cada grupo e o ambiente onde estas plantas se dessenvolvem.

10 comentários:

  1. A- eucariontes, fotossintetizantes, parede de celulas de celulose, clorofila, haplodiplobiontes.
    B-Briófitas- avasculares, não tem flores, frutos ou sementes, fase gametofítica > esporofítica.
    Pteridófitas- traqueófitas, não tem flores, frutos ou sementes, esporofítica >gametofítica.
    Gimnospermas- são vasculares, tem pólen e sementes, fase esporofítica > gametofítica.
    Angiospremas- tem frutas, flores, vasculares.
    C- As Briófitas vivem em solo úmido, As Pteridofitas são vasculares, As Gimnospermas tem sementes e pólen e as As Angiospermas tem flores e frutas.
    Graça Mariel e Marine Isabelle sétimo ano C

    ResponderExcluir
  2. A)São eucariontes,autótrofos fotossintetizantes,cloroplastos com clorofilas, multicelular,células com paredes celular de celulose,ciclo haplodiplobionte.
    B)Umas são Avasculares outra vasculares,umas tem flores sementes ou frutos outra não,umas tem a fase gametofítica outras esporofíticas.
    C)Relação evolutiva:Gimnospermas: primeiro grupo de plantas,na história evolutiva da terra, a conquistar definitivamente o meio terrestre.Moram em pinheiros,araucárias,sequóias,cedros etc.
    Pteridófitas: são as primeiras plantas vasculares a evoluir. São as samambaias,samambaiçus,avencas etc.
    Angiospermas: sementes protegidos pro frutos. São as frutas.

    ResponderExcluir
  3. A)São eucariontes,autótrofos fotossintetizantes,cloroplastos com clorofilas, multicelular,células com paredes celular de celulose,ciclo haplodiplobionte.
    B)Umas são Avasculares outra vasculares,umas tem flores sementes ou frutos outra não,umas tem a fase gametofítica outras esporofíticas.
    C)Relação evolutiva:Gimnospermas: primeiro grupo de plantas,na história evolutiva da terra, a conquistar definitivamente o meio terrestre.Moram em pinheiros,araucárias,sequóias,cedros etc.
    Pteridófitas: são as primeiras plantas vasculares a evoluir. São as samambaias,samambaiçus,avencas etc.
    Angiospermas: sementes protegidos pro frutos. São as frutas.

    ResponderExcluir
  4. 1-Todos possuem ciclo haplodiplobionte(auternancia de gerações, liberam esporos, possuem endosperma(gametas masculino)e ooesfero(gameta feminino)e arquegônio(estrutura fisica do ovário)
    2- Ambientes onde vivem, alguns são vasculares e avasculares e produção de frutos
    3-Algumas precisarem da agua para a reprodução
    Maria Luisa, Anna Beatriz e Neldy Luiza. 7c

    ResponderExcluir
  5. A-As briófitas,pterófitas e a gimnospermas não possuem frutos,sementes e flores.

    B-Só as agiospermas possuem frutos protegendo a semente.

    C-As agiospermas possuem varios tipos de plantas isso chama a atenção dos agentes polonizadores.

    ResponderExcluir
  6. A)São eucariontes;são multicelulares;são autótrofas fotossintetizante;possuem celulas com parede celular de celulose;possuem alternância de gerações
    ________________________________________________B)As briofitas são avasculares; As pteridófitas possuem a fase esporofítica mais duradoura que a fase gametofítica e não possuem flores; As gimospermas não apresenyam flores verdadeiras ou frutos possuem a fase esporofítica muito superior que a fase gametofítica; As angiospermas são espermatófitas, possuem frutos protegendo as sementes são sifonogamas
    ________________________________________________C)Briofitas:vivem em pântanos,aderidos em solos umidos,muros,rochas e até em ambientes gelados porque dependem da agua para reprodução;Pteridófitas vivem em florestas e campos e dependem da agua para reprodução;As gimospermas vivem em diversas areas do globo e não dependem da agua para a reprodução;As angiospermas vivem em ambientes terrestres ou aquaticos, secos ou umidos e não dependem da agua para reprodução
    ________________________________________________
    Kalynka (7°C)

    ResponderExcluir
  7. A-)São os primeiros seres eucariontes,todas fazem fotossinteze,são seres multicelulares.
    B-)A sua reprodução de diferencia uma da outra, algumas tem folhas falsas e não tem plantas.
    C-)As plantas que se localizam em lugares úmidos muitas vezes não possuem frutos, enquanto as que ficam em floresta aberta tem.

    João Vítor e Christiano

    ResponderExcluir
  8. A-)São eucariontes, multicelulas,são fotossintetizante.

    B-)As briófitas são características de ambientes terrestre úmido, embora algumas apresentem adaptações que permitem a ocupação dos mais variados tipos de ambientes, resistindo tanto à imersão, em ambientes totalmente aquáticos.
    As pteridofitas são normalmente usadas como plantas ornamentais, sendo o emaranhado das raízes dos fetos arborescentes utilizados como substrato para o cultivo de orquídeas.
    Angiospermas, semente produzida em um vaso; grupo de vegetação cujas sementes são portadas dentro de um ovário maduro (fruto).
    Gimnospermas temos a presença de sementes, que dão ao embrião grande resistência contra as adversidades naturais (solo seco, calor...), além disso, temos nas gimnospermas a presença de sexos separados, uma árvore que produz esporos e outra que produz a oosfera, este fato dá maior variabilidade as espécies e maior distribuição no ambiente.

    C-)Briófitas= O grupo mais primitivo de plantas é o das briófitas,exemplo: musgos, essas plantas não apresentam vasos condutores de seiva, assim essas plantas crescem no máximo 15cm.
    Pteridófitas= A característica evolutiva das pteridófitas é ser as primeiras plantas a apresentar esses vasos condutores de seiva, assim podendo se desenvolver mais, a partir das pteridófitas todas apresentam vasos condutores de seiva, exemplo: samambaia.
    Gimnospermas= As gimnospermas, são as primeiras a apresentar sementes, porém nuas, isso quer dizer que elas possuem semente, mas não há desenvolvimento do ovário, isso quer dizer que não se desenvolve frutos, exemplo: pinheiros.
    Angiospermas= As angiospermas apresentam frutos, sementes, flores, e vasos condutores de seiva, ou seja são as mais completas. As angiospermas podem ser divididas em dois grandes grupos monocotiledôneas, exemplo: cana-de-açúcar, milho e dicotiledôneas, exemplo: feijão, soja.

    Tamna Keller,Thaís Verde e Marília Rodrigues.

    ResponderExcluir
  9. as briofitas sao feias porque sao plantas nojentas

    ResponderExcluir
  10. as briofitas sao chatas porque nao jogao volei

    ResponderExcluir