segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Aula para o 6º ano - placas tectônicas e os resultados de seus movimentos

Licença aos alunos do 7º ano, mas está aula é sobre placas tectônicas (também importante quando analisamos a história evolutiva de cada grupo - entendendo como na austrália temos animais tão diferentes...). Abaixo os links para serem acessados na ordem:

1. clique na imagem abaixo para acessar o site do ibge com uma animação de como ocorre o movimento dos continentes:
2. clique na imagem abaixo para acessar um site com uma animação sobre como se formam os terremotos:
3. clique na imagem abaixo para acessar um site com uma animação sobre como se formam os vulcões e qual a relação do "círculo de fogo" com as placa tectônicas:

No fim redija com suas palavras, uma explicação para o fato de que existem lugares na Terra com mais frequência de terremotos e vulcões. Boa Aula!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Apresentação do vídeo da Onça "Seja o Bicho!"

Segue abaixo o vídeo da onça pintada do Projeto "Seja o Bicho!". Clique na imagem para ver o vídeo.

Apresentação do vídeo da Arara Azul "Seja o Bicho!"

Segue abaixo o vídeo da Arara Azul do "Projeto seja o Bicho!" Clique na imagem para ver o vídeo.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Começando as novas postagens em 2011... vamos falar de um expert em sobrevivência!

surgiu entre as aulas de características de seres vivos um exemplo de um animal com um jeitão bem peculiar: o tardígardo. Então vamos ao dados dele.

Animal sobrevive a dez dias de vácuo e radiação no espaço

da Folha de S.Paulo

Um pequeno passo para um tardígrado, um grande mistério para os biólogos. Os tardígrados são os primeiros animais a serem expostos ao ambiente mortal do espaço e sobreviverem. Apenas bactérias e líquens já haviam conseguido sobreviver ao vácuo e a radiação extremas fora da atmosfera da Terra.

Michalczyk & Kaczmarek

Amostras desses invertebrados foram postas em órbita dentro da cápsula Foton-M3, da Agência Espacial Européia, em 2007

Amostras desses invertebrados foram postas em órbita dentro da cápsula Foton-M3, da Agência Espacial Européia, em 2007

Amostras desses invertebrados foram postas em órbita dentro da cápsula Foton-M3, da Agência Espacial Européia, em 14 de setembro do ano passado.

Menores que um milímetro e meio, os tardígrados estão acostumados com longos períodos de anos de seca, durante os quais permanecem inertes e desidratados, para voltarem à vida depois.

Pesquisas anteriores haviam demonstrado que os tardígrados resistem a extremos de calor, frio e radiação.
Ingemar Jönsson, da Universidade de Kristianstad (Suécia) e seus colaboradores resolveram então fazer o bicho passar pela prova final: sobreviver no espaço.

O pesquisadores relatam as conclusões do projeto Tardis (Tardígrados no Espaço) hoje na revista "Current Biology".

Durante dez dias, amostras de duas espécies de tardígrados dissecados passaram por diferentes níveis de exposição ao ambiente espacial. Algumas amostras foram expostas somente ao vácuo, enquanto outras ficaram sem proteção nenhuma contra intensidades de radiação ultravioleta mil vezes maiores que as na superfície da Terra.

Recuperadas depois de cair no Kasaquistão, as amostras foram reidratadas em laboratório. Os tardígrados expostos somente ao vácuo não só sobreviveram como produziram filhotes.

Da amostra mais maltratada pelo vácuo e a radiação sobreviveram apenas três, cujos ovos, porém, não eclodiram. "Como esses animais sobreviveram permanece um mistério", escrevem os pesquisadores no artigo.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u442937.shtml

Como seria se alguns animais apresentassem a mesma resistência (por exemplo, os seres humanos, ou bactérias, ou plantas)? Imaginem e escrevam...